Pra Ontem – Monitoramento com checkmk – 02 Conceitos Importantes
Tempo de Leitura: 2 Minutos
O checkmk é uma ferramenta de monitoramento bem completa e pode ser utilizada para o monitoramento dos mais diversos tipos de dispositivos. Um caso de uso bem comum é o monitoramento de infraestrutura de TI onde podemos destacar os seguintes tipos de dispositivos:
- Servidores Fisicos
- Servidores Virtuais
- Switches
- Storages
- Entre outros
O checkmk já existe a bastante tempo e tem como destaque a parte da descoberta automática de componentes, se adicionarmos um Switch vamos de maneira automática “descobrir” tudo que pode ser monitorado e em um clique iniciar o acompanhamento de maneira extremamente simples e direta.
Um dos conceitos mais importantes se refere aos tipos de itens monitorados:
- Host: Se refere ao dispositivo e ao seu estado, geralmente podemos assumir como ligado ou desligado. Gosto de traduzir como Ativo. Em um switch vai indicar se o mesmo esta disponível ou indisponível. Em um carro seria algo como motor ligado ou desligado.
- Service: Se refere ao componente de um dispositivo, geralmente podemos assumir como OK, Alarmante ou Critico. Gosto de traduzir como Componente. Em um switch pode indicar o estado de cada uma das portas. Em um carro o estado critico seria um alerta de pouco combustível ou mesmo alta temperatura no motor.
Para melhorar o nosso trabalho também podemos realizar agrupamentos:
- Agrupamentos de Ativos: Switches, Localidades, Sistema Operacional
- Agrupamento de Componentes: CPU, Memoria, Disco
As notificações são entregues a um grupo de contatos, este grupo de contatos pode ser associado a um ativo, a um componente, a um agrupamento de ativos ou mesmo a um agrupamento de componentes.